gov.br

Farmácia Escola

Breve Histórico

A Farmácia Escola da Universidade Federal do Ceará (UFC) inicialmente foi criada em 1959 com o propósito de prover um ambiente de estágio na Indústria Farmacêutica do Curso de Farmácia. Passou por uma reestruturação em 1977 em conformidade ao artigo 222 das Disposições Gerais e Transitórias do Regimento Geral da Universidade Federal do Ceará. Atualmente a Farmácia Escola é cadastrada na Vigilância Sanitária Municipal, Vigilância Sanitária Estadual, Conselho Regional de Farmácia e dispõem de farmacêutico responsável técnico. Dessa forma atende a todas as exigências legais para o seu funcionamento.

Missão Institucional

A missão da Farmácia Escola é apoiar o ensino farmacêutico nos níveis de graduação e pós-graduação, possibilitando a formação de recursos humanos qualificados na área do medicamento, a geração e a transferência de conhecimentos técnico-científicos para a sociedade.

Ensino, Pesquisa e Extensão

• Ensino

A Farmácia Escola recebe os acadêmicos do curso de Farmácia da UFC para realização dos estágios em Farmácia Comunitária (Estágio I) e estágio diferencial em Indústria Farmacêutica (Estágio V), visando maior capacitação dos alunos para o mercado de trabalho. Os estudantes são supervisionados por farmacêuticos, servidores da instituição, e também pelos docentes do curso de Farmácia. Aos estudantes é ofertada oportunidade de realizar atividades práticas em Assistência e Atenção Farmacêutica; dispensação de medicamentos; manipulação de medicamentos, fitoterápicos e cosméticos.

• Pesquisa

A Farmácia Escola configura-se como local propício ao desenvolvimento da pesquisa científica, pois há contínuo esforço por parte de seu corpo de servidores e professores pesquisadores no desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas especialidades farmacêuticas, em sintonia com as necessidades da população. Em parceria com Centro de Estudo em Atenção Farmacêutica da Universidade Federal do Ceará (CEATENF/UFC) são realizadosestudos de utilização de medicamentos

• Extensão

A Farmácia Escola tem como diferencial na prestação de serviços à comunidade ofertar medicamentos manipulados com custo reduzido. Dessa forma são atendidos clientes/usuários oriundos do Sistema Único de Saúde, bem como da rede privada de assistência à saúde. Em conjunto com o CEATENF/UFC são oferecidos serviços clínicos farmacêuticos; orientação ao cliente/usuário sobre os medicamentos manipulados, informando-lhes acerca de prováveis interações de medicamentos, reações adversas e detectando e prevenindo problemas relacionados aos medicamentos.

Principais Serviços:

• Manipulação de medicamentos sólidos, semissólidos e líquidos
  • Manipulação de produtos cosméticos
  • Manipulação de medicamentos fitoterápicos
  • Dispensação de produtos fabricados pela própria Farmácia Escola
  • Dispensação de medicamentos alopáticos
  • Realização de análise microbiológica e físico-química de água para pessoas físicas e jurídicas
  • Realização de análise microbiológica e físico-química de medicamentos para pessoas jurídicas
  • Atenção Farmacêutica à comunidade
  • Realização de consultoria farmacêutica para empresas em Fortaleza
  • Realização e patrocínio de seminários e simpósios
  • Oferta de cursos de atualização e educação continuada